Lendo sobre as noticias do Haiti via twitter encontrei uma manchete que me chamou a atenção, despertando a curiosidade:
Iniciando a leitura encontrei duas expressões que me assombraram tanto quanto o sismo ocorrido naquela região... "Papa Doc" e "Tontons Macoutes".
Iniciada a pesquisa na internet, maior foi meu espanto. Trata-se de um ditador e uma milicia (respectivamente) criada e posteriormente continuada pelo seu filho "Baby Doc", onde implantaram o terror naquela região em meados decada de 60, perseguindo Bispos e representantes religiosos (contrários aos seus pensamentos), extorquindo o povo, modificando a constituição e instituindo o governo vitalicio, e para finalizar, conclamando-se Deus.
Numa tentativa de estabelecer a ordem no dia 30 de abril de 2004 houve a deposição de Jean-Bertrand Aristide pela MINUSTAH (Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti) comandada pelo Exercito Brasileiro, ficando lá até os dias atuais.
Mas não foi somente uma iniciativa, existiram 4 outras tentativas anteriores a este proposito com a participação de outros paises (além do Brasil) como:
Argentina, Benim, Bolívia, Canadá, Chile, Croácia, Equador, Espanha, França, Guatemala, Jordânia, Marrocos, Nepal, Paraguai, Peru, Filipinas, Sri Lanka, Estados Unidos e Uruguai.
Portanto, penso que este último evento natural fica minorizado dada a crueldade praticada neste período por pessoas ambiciosas e envaidecidas pelo poder. Não quero com isso diminuir o apoio as vítimas, mas sim enfatizar o auxilio aos irmão daquela região, e relembrando a Introdução do Livro dos Espíritos (Allan Kardec) pag. 30:
“Deus é eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom".
Pense nisso e ampare da melhor maneira (que lhe for possivel) aqueles que pedem auxilio.
Fiquem com Deus, seguindo os passos de Jesus Cristo, nosso Mestre.
Abraço.
Leia mais sobre o assunto em:
3 comentários:
Eu fico imaginando, Marco, como as pessoas ficam pós traumas tao expressivos. Eu adoraria andar pelas ruas e abraçar muitos deles, especialmente as crianças. Seus olhares são de cortar o coraçaõ!
Bjs
Concordo, o sofrimento deles é muito comovente... Por isso que iniciativas como os Médicos sem fronteiras, as missões evangélicas (de qualquer credo) são tão admiráveis.
Confie em Deus, afinal tudo passa!
Abraço.
Olá, desculpe pela demora, mas quero agradecer pela visita no meu blog... Aproveito a oportunidade para te parabenizar pela qualidade do seu blog...
Caso queira visitar novamente, fique à vontade...
Caso tenha alguma sugestão, comente, sua opinião é importante para a evolução do nosso conteúdo...
Postar um comentário